terça-feira, 5 de abril de 2016

Whatsapp: atualização do app traz criptografia ponta a ponta


A partir de hoje (05), o Whatsapp passa a contar com o recurso de mensagens criptografadas ponta a ponta (end-to-end). A novidade já está sendo avisada à todos os usuários do serviço.

Essa questão de segurança começou a cair na bolha popular quando o Snowden soltou informações na imprensa sobre a espionagem que os EUA faziam (ainda fazem?) em diversos países. O assunto estava meio que esquecido quando de repente surgiu o caso do iphone 5c do terrorista, no qual o FBI pediu o desbloqueio para a Apple e esta negou o pedido. Assim, o caso privacidade voltou a efervescência nas redes sociais.

E foi em meio a toda essa polêmica que o maior serviço de mensagens do mundo faz essa manobra, de criptografar as mensagens dos seus usuários. Isso pode vir a ser mais um forte impeçilho para as autoridades que porventura precisem acessar esse tipo de conteúdo.

Agora, quando você enviar sua mensagem, foto, vídeo ou áudio gravado, o conteúdo será criptografado, enviado e só será destravado quando o receptor abrir a mensagem. Ou seja, chance zero de qualquer pessoa (autoridades ou hackers) conseguir coletar informações dos servidores do Whatsapp.

O aplicativo trouxe essa encriptação a 2 anos atrás para algumas poucas pessoas, mas de agora em diante, todos os usuários terão esse recurso ativado por padrão.

Via Blog Oficial do Whatsapp

0 comentários:

Postar um comentário