sexta-feira, 10 de julho de 2015

É realmente necessário remover um pendrive com segurança do PC?

Créditos: Betanews
"Ejetar pendrive com segurança" - Muitos de vocês já devem ter notado esse ícone que fica ali próximo ao relógio na barra de tarefas do Windows. MAS poucos são os que removem o pendrive apenas depois de clicar nesse ícone.

Afinal, é realmente necessário remover o pendrive com segurança do PC? Pode apenas puxar da porta USB e pronto? As respostas para as perguntas são sim e não respectivamente. Embora eu apenas puxe o pendrive em 99% das vezes, sei que está errado.

O que ocorre é o seguinte - os sistemas operacionais são escritos para encarar qualquer unidade de disco com sendo algo que não pode mudar de característica de forma abrupta. Ou seja, os discos não podem perder repentinamente sua capacidade de leitura e gravação de dados.

Antigamente existiam travas mecânicas nos pendrive que simplesmente travavam ele na porta usb e só permitiam que o usuário retirasse após remover com segurança pelo sistema operacional. Hoje em dia, isso não existe mais, tornando a prática de apenas puxar muito mais corriqueira.

E essa mania de puxar o pendrive sem remover com segurança pode trazer muitos problemas como por ex: perda de dados, arquivos corrompidos e coisas do tipo. Há casos em que é preciso até reiniciar a máquina por conta de erros nas aplicações que estavam sendo usadas quando o pendrive foi removido erroneamente.

Então, finalizo dizendo que SIM, é necessário remover o pendrive com segurança do seu PC. A pressa é inimiga da perfeição e é melhor fazer assim para evitar dor de cabeça futuras.

0 comentários:

Postar um comentário