sexta-feira, 10 de abril de 2015

Quer editar seus textos e planilhas do dropbox? Use o Office Online



O Dropbox é um dos mais, senão o mais famoso serviço de armazenamento na nuvem que temos hoje em dia.

Recentemente, escrevi aqui sobre o Composer, um novo recurso que o Dropbox parece estar testando de forma interna mas que, sabe se lá como, vazou em algumas contas de usuários comuns.

Hoje, o serviço anuncia mais um recurso de peso e que vem pra tunar bastante - As pessoas que guardam documentos, planilhas e apresentações criadas no Microsoft Office no dropbox poderão fazer edições nesses arquivos online utilizando o Office Online.

O recurso é resultado de uma parceria que o dropbox já vem fazendo com a MS desde o fim do ano passado, quando anunciou o recurso inicialmente para o app do dropbox para smartphones. Assim, a adoção na versão para pcs não demoraria a acontecer.

E é um negócio bem simples - você vai acessar sua conta no dropbox, abrir o arquivo editar, salvar e fechar. Tudo isso dentro do dropbox. Não é preciso mais baixar o arquivo, alterar e depois reenviar pro dropbox, tudo é feito meio que remotamente.

Alguns podem pensar que é um tiro no pé esse da Microsoft, até porque, a empresa tem o OneDrive (concorrente direto do dropbox) e o Office 365 está integrado a este. Mas essa movimentação da MS está mais pra uma apresentação do que eles podem e estão fazendo com a questão de gerenciamento de conteúdo na nuvem. Algo do tipo "olha, temos esse editor online, mas também um repositório de arquivos bastante utilizado e muito bom também." A pessoa vê a coisa funcionando direito em outra plataforma e se interessa em buscar outros serviços da Microsoft.

Já testou a novidade no dropbox? Conte ai.

0 comentários:

Postar um comentário