domingo, 26 de abril de 2015

Projeto Spartan ultrapassa o Chrome em teste de desempenho da Google


O Projeto Spartan, novo navegador padrão do Windows 10, é talvez a novidade mais aguardada pelos usuários do sistema operacional da Microsoft. Prometendo ter desempenho superior ao Internet Explorer (que não é algo tão difícil assim), a empresa afirma que começou o desenvolvimento do app do zero e com uma carga enorme de otimizações e renderização para uma melhor experiência ao navegar na grande rede.

E ao que parece, de acordo com as novas builds do sistema vazadas na internet, o Spartan está começando a mostrar a que veio. Apesar de ainda ter bugs normais de uma versão de testes, ele já mostra um desempenho interessante e parece que vem pra tentar tirar o reinado do Chrome.

De acordo com o teste Octane 2.0, o Spartan se mostrou mais rápido que o Chrome no Windows 10. Vale lembrar que o Octane é uma ferramenta de testes da Google. Ou seja, o navegador da Google perdeu pra um um recém-nascido no seu próprio kit de testes. É de se considerar uma certa relevância.

Esse teste é realizado principalmente para medir o desempenho do motor de JavaScript, o resultado do Spartan foi de 32 mil pontos, já o Chrome ficou com pouco a menos, batendo 30 mil pontos. O Firefox ficou um pouco abaixo dos dois, alcançado apenas 27 mil. Para comparar com o navegador atual do sistema da Microsoft, o Internet Explorer 11 no Windows 8.1 conseguiu apenas 17 mil pontos.

Na questão do HTML 5 o projeto Spartan também está um pouco a frente, ele conseguiu 400 de 555 pontos, enquanto o Internet Explorer ficou apenas com 336. Porém, nesse caso o Google Chrome foi muito melhor, com total de 535 pontos.

É uma das grandes apostas, sem dúvidas da Microsoft, sair de um patamar medíocre de uso do Internet Explorer para um índice aceitável com o Spartan. Se o navegador mantiver a otimização até a versão final do Windows 10 e ter corrigido uns bugs restantes, tem tudo para deixar de lado o estigma do IE, que "só serve pra baixar o chrome".

0 comentários:

Postar um comentário