domingo, 12 de abril de 2015

Opinião - GP da China de Fórmula 1

Daniel Ricciardo / Fonte: F1Fanatic

Não entendo nada de fórmula 1, mas vou opinar sobre o GP da China e o campeonato em geral até agora. Separado por pilotos.

Lewis Hamilton: Será tri campeão antes do campeonato acabar. Mesmo com aquela idiotice de pontuação dobrada que a última prova concede ao vencedor dela.

Nico Rosberg: Está peidando como nunca, abatido, não esboça nem uma reaçãozinha pra tentar parar o Hamilton. É, claramente, o segundo piloto da Mercedes. Tá com problemas na vida pessoal, mas ele teria que saber separar as coisas.

Sebastian Vettel: Cada vez mais provando que ele não é só um zé mané que guia um carro no modo amateur. Tudo bem que a Ferrari fez um carro que preste depois de 5 anos, mas se no lugar do alemão estivesse um Roberto Mehri, a equipe não teria o mesmo desempenho.

Kimi Raikkonen: É o cara do tanto faz. Pontuou, beleza. Não pontuou, beleza também. Seu desempenho? Não o afeta. O dinheiro caiu na conta bancária dele, então tá tudo certo.

Felipe Massa: Burocrático. Não largou bem, como de costume, mas conseguiu correr ok e terminou na frente de Bottas. Apesar das críticas que ele recebe, está sendo o melhor início de ano dele. 3x0 em treinos e 2x1 em corridas.

Valtteri Bottas: Desempenho similar ao de Massa, mas mais combativo nas provas, já que demonstra mais vontade na hora de fazer uma ultrapassagem. Não perde muito tempo para fazê-la. Não é um início de ano bom para ele, porém tem muita chance de recuperar o terreno. O carro também tem que ajudar, já que - até agora - o do ano passado era bem melhor.

Felipe Nasr: Sem pachequismo (terminho chato), o cara é um bom piloto. Pé no chão, não cai no oba oba global e faz seu trabalho direitinho. Tudo bem que o carro da Sauber melhorou demais com relação ao ano passado (motor+chassi), no entanto ele tem mostrado habilidade em extrair o máximo do carro e um ritmo bastante constante. Tanto que já aparece muito na filmagem da FOM e chama atenção da imprensa e bem provavelmente dos chefes das outras equipes. Se continuar seu trabalho honesto pode mudar de endereço ano que vem. Tem que ver a equipe continua com esse desempenho, o que acho pouco provável pois estão vivendo no limite do orçamento.

Marcus Ericsson: Não é tão horrível quanto o pessoal imaginava. Está fazendo um trabalho OK na Sauber. Mas claramente está num nível abaixo ao de Nasr. Pelo menos está ajudando a equipe com pontos no campeonato de construtores. A equipe suíça é a quarta depois de 3 gps.

Daniel Ricciardo: Não está sendo um ano fácil pra ele. Já estão chamando até de Dead Bull a equipe. Apesar das dificuldades, faz corridas relativamente boas e não entra  em roubadas. Tem um pouco de sorte também pois o motor do companheiro de equipe estoura mais que o dele.

Daniil Kvyat: Pensavam que faria o que o Ricciardo fez em 2014, mas até agora não mostrou a que veio. Muito mais pelo motor Renault do que por sua capacidade. O motor, aliás, é um dos grandes problemas da equipe em 2015. Já rolou até troca de farpas entre os chefes da equipe e a empresa francesa.

Carlos Sainz Jr. e Max Verstappen: Só falavam da idade deles, mas estão mostrando que tem capacidade. A equipe não foi bem em Xangai, mas no geral estão mostrando bom desempenho os dois novatos. A experiência maior virá com o tempo, mas eles tem que mostrar alguma coisa de diferente, já que o histórico da STR mostra que eles não costumam segurar um piloto por muito tempo. O primeiro dos dois que não mostrar um diferencial pros chefes, será sumariamente demitido.

Nico Hülkenberg: Bom piloto, mas com um carro muito ruim. Abandonou a corrida hoje. A force india já fez carros melhores. Acho que o alemão não engrenou de vez devido justamente a isso de não ter um carro que ele seja capaz de demonstrar suas qualidades. Se ao menos a FI tivesse feito algo similar ao que a Sauber fez pra 2015, mas nem isso. Fica complicado.

Sergio Pérez: Fez uma boa prova no que a equipe é capaz esse ano, terminando em 11º. Não é unanimidade e dizem que seu temperamento não mudou muita coisa, mas na pista, ao menos, mostra ter uma certa qualidade.

Romain Grosjean: Apesar de ter abandonado na austrália, fez uma corrida OK na malásia e uma boa corrida em xangai, terminando em sétimo. Já foi bem mais desastrado, mas parece que amadureceu ao longo desse tempo na F1 e hoje demonstra mais cautela durante as corridas.

Pastor Maldonado: Tem feito boas classificações, mas continua muito fanfarrão nas corridas. Eu acho ele o fator surpresa de uma corrida, fazendo com que o panorama mude a qualquer momento da prova.

Fernando Alonso: Pobre espanhol, não mostra timing pra mudar de equipe desde 2006. Não sei de onde ele tira motivação pra correr num time com desempenho tão decepcionante como é o da McLaren nesse início de ano. Apesar disso, terminou em 12º. É uma vitória.

Jenson Button: Outro que não sei de onde tira motivação pra correr. Já não é mais um garoto e tenta mostrar empolgação com migalhas (como dizer que a meta é passar pro q2 nas classificações) que é o que está ao alcance da equipe. A Honda tenta melhorar mas está a passos de uma tartaruga reumática. Terminou em 14º.

Roberto Mehri e Will Stevens: Conseguiram terminar a prova em 16º e 17º respectivamente. A equipe é tão boa que conseguiram andar muito longe da McLaren.

0 comentários:

Postar um comentário