sexta-feira, 10 de abril de 2015

E Morreu. Depois de quase 4 anos, iPhone 4S é oficialmente descontinuado

Via Adrianisen/Youtube

Hoje foi meio que um dia histórico pra Apple.

10/04/2015 - Eles iniciam a pré-venda do primeiro grande produto da empresa da era Tim Cook, o Apple Watch.
10/04/2015 - Anunciado o descontinuamento do iPhone 4S.

Dois fatos que tem um simbolismo absurdo. Vou explicar o por quê.

O iPhone 4S era o último suspiro do metodismo do Steve Jobs ao menos na área mobile da empresa. Os 3,5" de tela já não é mais a unanimidade que já foi mas era a marca registrada do ex-CEO. Tanto é que em 2012, o iPhone já tinha 4" de tela. Não dá pra saber, mas duvido que isso teria acontecido se Jobs ainda estivesse no lugar do Cook.

Esse fim da venda do 4S mostra que a Apple está olhando pra frente mais do que nunca e que a era Jobs está indo aos poucos para os livros de histórias da tecnologia e pra wikipédia.

Por outro lado, o relógio da maçã marca, imediatamente, o início oficial de um novo ciclo. Uma Apple menos fechada, mais antenada aos anseios dos usuários. Ao passo que na era Jobs, a Apple determinava o que as pessoas iriam usar, mesmo sem elas saberem.

O iPhone 4s é um guerreiro. Ficou 3 anos e meio no mercado e cumpriu seu papel. Incrivelmente foi atualizado para o iOS 8.3 e, mesmo com o hardware demasiado datado, ainda mostra um desempenho OK pra idade. O aparelho é tão marcante porque foi o único (que eu me lembre) que aposentou um aparelho mais avançado que ele (iPhone 5 em 2013).

A loja online da Apple e as retail stores não vendem mais o 4s. Ainda resta estoque em algumas lojas de varejos ao redor do mundo, mas é a última leva.

Valeu 4S, um velho guerreiro.

0 comentários:

Postar um comentário