segunda-feira, 13 de abril de 2015

Navegador via torrent? Bittorrent lança o Maelstrom



O BitTorrent disponibilizou hoje a primeira versão beta do Maelstrom, navegador da empresa que usa o conceito do torrent para distribuir o acesso à internet.

A novidade, por enquanto, só pode ser instalada em pcs com windows. Até o momento, o Bittorrent contabiliza mais de 10 mil usuários desenvolvedores e mais 3,5 mil publicadores que tiveram acesso antes nas versões de testes.

O navegador foi construído na arquitetura do chrome e tem o mesmo modus operandi do torrent que todos já devem conhecer. As páginas não ficam hospedadas em servidores, mas sim, na máquina de casa usuário que acessa a página torrent.

Por exemplo, uma pessoa coloca uma página no ar - ela se torna o servidor daquela página. Quando outros usuários acessam a página, automaticamente eles viram servidores (como os semeadores são para os torrents tradicionais). Assim, uma página com muitos acessos, terá mais pessoas servindo como hospedeiros dela e o acesso será mais rápido como consequência.

Essa arquitetura, segundo o BitTorrent, serve tanto para democratizar a distribuição da internet quanto para inviabilizar os ataques de negação de serviço, um dos métodos mais eficazes de se derrubar um site atualmente.

Como já disse, o navegador está disponível somente para o Windows por enquanto. Se quiser testar o navegador um pouco, baixe-o aqui.

0 comentários:

Postar um comentário