quinta-feira, 30 de maio de 2013

Microsoft anuncia, depois de rumores, o novo (?) Windows 8.1 e a volta do botão 'Iniciar'

É isso. Se você acabou de instalar o Windows 8 em seu PC/Notebook, se prepare para mais uma atualização.

Calma. Pelo menos trará um monte de melhorias ao sistema e torcemos pra que ele fique mais otimizado do que já é. E tudo isso com um plus a mais: A volta do botão Iniciar à área de trabalho! (eba!)

Pois é, você não precisa mais recorrer a programas de terceiros pra ter esse botão mágico de volta. Agora no Windows 8.1 (antes conhecido por 'Blue'), ele voltará a compor o sistema da gigante de Redmond.


A tela 'Iniciar' praticamente não mudou. Mas agora, ela vai permitir ao usuário, um ajuste mais fino. Para que a tela fique mais próxima das principais necessidades de cada um.

Alguns dos recursos: alterar foto de fundo, transformar sua foto de conta de usuário num slideshow, Deixar a tela passando suas fotos da galeria de imagens (recurso legal para tablets Windows), entre outros.


Outra novidade: os apps recém instalados não mais aparecerão automaticamente na tela incial do sistema. O usuário é que escolhe se a tile vai aparecer ou não e onde ela vai se posicionar na grade de apps. Outro recurso novo é o de o usuário poder editar fotos que ele receba por email, câmera conectada ao sistema e até mesmo fotos hospedadas na nuvem (skydrive).

Falando em Skydrive, ele no 8.1 está muito mais integrado. Agora, você pode salvar nele todas as suas configurações, disposições de aplicativos mostrados na tela inicial do sistema, além de claro, salvar seus arquivos, documentos, etc no HD Virtual.


E ainda o SkyDrive vai contar com o recurso de consulta remota offline. Você poderá salvar seus arquivos no serviço e vê-lo em qualquer dispositivo móvel sincronizado. Mesmo se você estiver offline!

Outro serviço que estará totalmente integrado no Windows 8.1 é o Bing.

Tudo bem que este motor de busca não é dos melhores (muitas vezes com resultados de busca bem estranhos), mas ele vai oferecer um tipo de busca global que colherá respostas na internet e em meio aos seus arquivos no HD físico e virtual.

Parece ser bem legal, mas pro recurso melhorar, mais gente precisa usar o motor de busca. E essa integração total da Microsoft poderá ajudar. Mas lógico que devido a falta do Google no sistema pode causar um impacto negativo ao usuário.



A grande sacada desse novo Windows, é que a Microsoft continua com a interface Metro mesmo depois de algumas críticas. Tudo bem que teve a volta do 'iniciar', mas foi só isso. Nada de retornos de recursos do Windows 7 como numa forma desesperada de recuperar reputação.

Mais recursos e novidades do novo Windows, serão anunciados no dia 26 de Junho. Ele ficará disponível gratuitamente como atualização a todos os atuais usuários do Windows 8.

A era Metro permanece.

Comentem e até a próxima galera!

0 comentários:

Postar um comentário