quinta-feira, 21 de julho de 2011

Google faz alerta aos seus usuários sobre infecção de malware

Hoje em dia é fato: 20 em cada 10 pessoas usam o Google pra fazer pesquisas sobre qualquer coisa. A empresa oferece além do buscador, email, sistema de documentos online, rede social, navegador e até sistema operacional (pra celulares, android e pra notebooks, o chrome OS que ainda está em desenvolvimento).

Agora, a Google também está atuando na área de segurança virtual à seus usuários. Isso se deu porque a empresa notou nessa última semana, um tráfego incomum nas pesquisas. E logo descobriu-se que se tratava de malware infiltrado no mecanismo de busca.

No blog da Google, já existem vários depoimentos de pessoas falando que seus pcs foram infectados pelo tal malware. Não sabe o que é malware? Veja aqui. Pelo menos descobriram que se trata de um falso antivírus.

Através de uma série de proxies, uma das consequências da infecção pelo malware é o redirecionamento do tráfego da máquina infectada para interceptar a conexão com o Google e outros sites – e foi essa atividade em larga escala que fez a empresa suspeitar que algo estava errado.

Você pode saber se o computador está infectado através de um aviso na página dos resultados de qualquer pesquisa, como mostra a imagem. Além da mensagem, é possível saber também como remover o malware. Segundo a empresa, milhares de usuários já foram alertados e removeram a ameaça com sucesso.

Texto: Bruno R
Notícia do site Tecmundo

0 comentários:

Postar um comentário