Quando eu vi essa notícia, eu fiquei confuso. Eu nunca paguei nenhum centavo pelo app. Alguém já pagou? Claro que, sempre que instalava, aparecia o aviso falando que após 1 ano, seria cobrada uma taxa de 99 centavos de dólar. Porém, nunca chegou nenhum boleto, nem cobrança in-app, nada.
Como eu acho que isso nunca funcionou pra valer, a empresa resolveu abolir o tal aviso e procurar outra forma de lucrar.
O CEO do WhatsApp, Jan Koum, disse hoje durante a DLD Conference na Alemanha, que o WhatsApp está abandonando o formato de cobrança anual pelos serviços oferecidos no app. Ele ainda acrescentou que a decisão faz parte das medidas tomadas pela companhia, hoje submissa ao Facebook, para se tornar mais lucrativa e mais global.
E como será a forma de lucro do app? O CEO diz que não será por meio de ads, que na opinião dele "afastaria os usuários de maneira rápida", podendo comprometer em pouco tempo, todo o volume de usuários que conseguiram ao longo do tempo. Assim o app vai focar em empresas. O setor de desenvolvimento já estuda oferecer soluções B2C no futuro, sendo esta a forma de angariar lucros a partir de agora.
Hoje o WhatsApp conta com quase 1 bilhão de usuários.