Os usuários do serviço de mensagens Telegram estão enfrentando problemas para acessar o aplicativo. Desde as 11h da manhã, os servidores do app sofrem um ataque DDoS.
Um ataque desse tipo significa que o servidor recebe um número altíssimo de requisições num curto espaço de tempo. Isso resulta num congestionamento ou trava total de acessos ao servidor atacado. Aparentemente foi isso que ocorreu hoje com o Telegram.
Desde cedo o perfil oficial do app no twitter vinha alertando sobre os ataques:
An ongoing DDoS is causing connection issues for our users in India and South East Asia. We're hard at work fighting back.— Telegram Messenger (@telegram) July 10, 2015
Alright, somebody seems really pissed — the DDoS is now global, affecting Telegram users worldwide.— Telegram Messenger (@telegram) July 10, 2015
Curiosamente, o ataque veio um dia depois do app ter sumido misteriosamente da Google Play. Pavel Durov, fundador do aplicativo, acusou o pessoal do app Line do problema na loja do Android.
O Telegram ainda diz no twitter que, os chats e conversas não foram apagadas. Apenas ninguém consegue se conectar no serviço.
ATUALIZAÇÃO
Agora, as 15:16 da sexta (10), algumas pessoas já falam no tuiter que o app voltou ao normal. Ao que parece, o servidor está normalizando. Até o fim da noite, o app já deve voltar ao estado normal.