Essa pegou de surpresa! Ninguém esperava e/ou havia rumores disso pela internet nas últimas semanas. Mas é fato: a poderosa Google anunciou agora pela manhã a compra da divisão de celulares da motorola, a "Motorola Mobility" por 12,5 bilhões de dólares!
Segundo a empresa, a compra se deu para "reforçar seu portfólio de patentes". Ou seja, o Google entra oficialmente na área de hardware para telemóveis/celulares.
Do comunicado à imprensa abaixo, “a aquisição da Motorola Mobility, um parceiro dedicado do Android, vai permitir ao Google dar muito mais energia ao ecossistema do Android, e vai aumentar a concorrência na computação móvel. A Motorola Mobility permanecerá uma licenciadora do Android, e o Android permanecerá livre. O Google irá comandar a Motorola Mobility como um negócio separado.” Mas a HTC, Sony Ericsson, Samsung, LG e outras fabricantes do Android não devem ter adorado a notícia.
Um post no blog oficial do Google diz que parte da atração do Google foi o protfólio generoso de patentes da Motorola, tanto de software como de hardware. Se patentes de softwares não fazem muito sentido, a realidade é que hoje elas são necessárias.