quinta-feira, 23 de abril de 2015

Google anuncia o Project Fi e entra no ramo de operadora de telefonia


A Google lançou ontem seu mais novo serviço, que vinha ganhando corpo frente aos rumores desde o início do mês. O negócio chama-se Project Fi e é, a grosso modo, uma nova operadora de telefonia. Inicialmente o serviço só será válido para os Estados Unidos e o usuário terá que, obrigatoriamente, ter um Nexus 6 para poder usufruir da novidade.

O serviço é resultado de uma parceria com duas grandes operadoras americanas, Sprint e T-Mobile. Com isso, o Project Fi oferecerá duas redes 4G LTE para cada usuário. Assim, o serviço do Google irá conectá-lo automaticamente na rede que tiver melhor sinal naquele momento baseado na localização do aparelho do usuário. Nas palavras da Google, "tirar a tecnologia do caminho para que você possa se comunicar por meio de qualquer tipo de rede ou dispositivo que você estiver usando".

Isso infere também que, mesmo que não tenha uma rede das duas operadoras disponível, o recurso ainda funcionará, pois ele também pode identificar redes wifi públicas e usá-las para a comunicação permanecer ativa no dispositivo.

Por exemplo, vc ficou sem sinal da operadora, mas está num local com wifi. Você recebe uma ligação via wifi normalmente mas precisa sair daquele local. Não terá problema, pois o Project Fi transferirá aquela ligação imediatamente para o sinal de operadora melhor, sem perdas de tempo na chamada.

A exclusividade para o Nexus 6 nesse primeiro momento, segundo a Google é porque o aparelho recebeu o aval da empresa em parceria com a Motorola e seria o aparelho com hardware capaz de receber o serviço. Convites podem ser pedidos no site do projeto.

Gostou da novidade? Eu achei bem interessante. Resta saber a receptividade do público. Só não gostei de funcionar apenas no Nexus 6. Isso, de cara, já segmenta um negócio que deveria ser mais abrangente.

0 comentários:

Postar um comentário