terça-feira, 31 de março de 2015

[Review] Xiaomi Redmi 1S - Concorrente do Moto G 2014 a um preço baixo


Atualmente, quando qualquer pessoa pergunta nos fóruns que participo, ou no twitter, qual o aparelho android com melhor custo x benefício, cito o Moto G. É um aparelho com boa configuração, ótima usabilidade e que não custa mais de 1000 reais como o Moto X 2014.

Só que eu também cito esse aparelho da foto, o Xiaomi Redmi 1S. As pessoas ficam com medo por ser uma marca chinesa e já partem pro pejorativo super conhecido - "xing ling". Na verdade, ele é mais do que isso. Ele é um aparelho que, para o valor cobrado (~R$ 400), é muito bom.

E agora com a chegada da empresa no Brasil marcada pra esse ano, aparelhos homologados na anatel, aumenta-se a curiosidade sobre a marca. Vamos ver alguns pontos deste aparelho que já uso a 1 ano.

Especificações

O aparelho já começa mostrando as garras aqui. Ele possui um chip snapdragon 400 (quad-core) a 1.6Ghz (Moto G tem o mesmo chip, mas rodando a 1.2Ghz), 1GB de RAM, Adreno 305 para gráficos e 8GB de espaço interno podendo expandir via microSD, dual chip, tela de 4,7" HD (1280x720) e bateria de 2000mAh.

Clique para ampliar


Software e usabilidade

O aparelho atualmente está na MIUI v50 acima de um Android 4.3 totalmente modificado pela xiaomi (eles já prometeram atualizar pro Kit-Kat ainda esse ano). Muita gente gosta do android puro do nexus, mas vale dar uma chance a essa modificação. Diferente da samsung, a MIUI não vem com centenas de bloatwares pré-instalados.

A interface lembra o iOS, pra muitos pode parecer esquisito mas você logo acostuma. A praticidade é similar ao sistema da Apple e você consegue fazer tudo de forma fácil. Apesar de não ser a versão mais atual do android, pode-se fazer tudo nele e instalar qualquer aplicativo da Play Store.


Outro recurso bacana da MIUI é o Lite |Mode, que te dá a possibilidade de rodar o sistema com um launcher mais leve. Isso deve acarretar numa maior duração de bateria. Funciona também meio que uma alternativa de acessibilidade para pessoas com dificuldade na visão.

Câmera


A câmera no Redmi 1S é aquele negócio, é boa pra faixa de preço que ele está. Os mais exigentes irão encontrar características ruins, mas no geral as fotos são de boa qualidade para o preço do aparelho.




Bateria


A bateria do Redmi 1S é de 2000mAh. No meu uso diário, retiro da tomada as 7 da manhã, wifi sempre ligado, 1h no máximo de músicas via spotify, algumas mensagens no whatsapp, algumas ligações e verificações do twitter, consigo chegar as 18h com 25~20% de carga. As vezes pouco mais, as vezes pouco menos. Se você fizer um uso mais harcore, é melhor andar com o carregador na mochila.

Veredito



Estou usando o aparelho a 1 ano, paguei 410  reais na época (dólar baixo e não tinha a taxa de 12 reais dos correios). Pro meu uso, ainda não vi a necessidade da troca do aparelho, embora eu veja os modelos atuais com boa configuração e preço. Uma coisa que me incomoda um pouco são as bordas. Os modelos atuais são lançados com poucas bordas e olhando pro redmi 1s fico um pouco incomodado. Mas logo esqueço esse detalhe, pois o conjunto do aparelho ainda se sobressai.

Jogo pouco nele, mas os jogos que instalei rodaram tranquilamente (ex: real racing 3 e modern combat 4), citando os mais pesados. Jogos mais leves vão muito bem também.

Eu recomendo muito a marca Xiaomi. Fazem aparelhos com boa qualidade de construção e o android deles é bem funcional e intuitivo. Atualmente, a empresa já lançou o redmi 2, e os topos de linha mi4 e mi note. Se quiser conferir os outros modelos da marca acessem esse link.

0 comentários:

Postar um comentário