sábado, 9 de junho de 2012

E já começam as especulações sobre o iOS 6

Mal vazou a foto do banner do ios 6 ontem, que causou o maior frisson na internet, redes sociais e etc, e já surgem inúmeras especulações em torno das novidades (ou não) do mais novo sistema móvel da maçã.

Olhei alguns sites e blogs especializados e transcrevo aqui pra vocês:

Novo mapas

De acordo com os rumores, a Apple supostamente irá adicionar uma nova geração do Mapas ao iOS 6, substituindo o Google Maps pelo seu próprio serviço. Aparentemente, a versão da Apple será totalmente 3D e linda. O que se especula é que se tenha um cache off-line, para que o usuário possa usá-lo enquanto não estiver conectado à internet – uma função que o Google anunciou esta semana (curiosamente só para usuários do android). Outra coisa que se fala é que esse mapa seja também um bom GPS.

Uma visualização mais bonita seria legal – especialmente se você se livrar do tiling maldito e deixar tudo baseado em vetores e mais rápido – mas outras funções seriam mais úteis. E mais importante, elas estão começando a ficar disponíveis em todo lugar.


Integração com o Facebook

Há um rumor de que o Facebook será integrado ao iOS 6, de maneira muito parecida com a integração do Twitter ao iOS 5. Se com isso for possível unificar nossas agendas de endereços e calendário de eventos, então é uma boa notícia. A mesma coisa com fotos: seria legal tirar fotos e fazer upload direto para os álbuns do Facebook como se faz agora com o Photo Stream do iCloud.

O mais provável é que a integração do Facebook represente alguma opção de status, links e compartilhamento de imagem – à la Twitter – e o serviço de autenticação do Facebook para outros apps no sistema inteiro.


Mais sincronização dos apps


Muito se fala da incapacidade atual dos apps obterem sincronização com programas de um pc por exemplo. Uma melhor sincronização dos favoritos do chrome com o Safari do iPhone por exemplo é algo esperado.


Acesso rápido às configurações

Muitos usuários estão cansados de entrar nas Configurações para regular o brilho do iPhone, ligar o Wi-Fi ou mudar de 3G para Edge para economizar energia. Estas são configurações que deveriam estar disponíveis com o toque de um botão. A Apple poderia adicioná-las de maneira fácil e conveniente, talvez em um painel de notificações redesenhado. Algo parecido com a imagem ao lado.

Notificações melhores

Notificações foram uma boa adição – embora atrasada – ao iOS. Mas elas ainda não estão tão boas quanto deveriam ser. Precisa ficar mais óbvio que é possível se livrar delas imediatamente, para que não interfiram com o que estou fazendo. Você pode fazer isto deslizando para a esquerda, mas poucos ainda sabem disso.

As notificações também deveriam ser agrupadas de alguma forma, à medida que elas comecem a se acumular.

Tem mais alguma coisa que a Apple poderia adicionar e/ou melhorar nessa nova versão do iOS? Deixe a sua opinião nos comentários.

Abraço.

0 comentários:

Postar um comentário