quinta-feira, 26 de maio de 2011

Satélite descobre 17 novas pirâmides

Imagens captadas por Infravermelho revelam mais de mil tumbas não exploradas pelo homem.


Imagens obtidas por satélite infravermelho revelam 17 novas pirâmides (Fonte: BBC/Digital Globe)

Satélites que utilizam a tecnologia de infravermelho para fotografar o solo encontraram 17 pirâmides até então desconhecidas pela humanidade, na cidade de Tânis, Egito. Junto com os monumentos, também foram detectadas mais de 1 mil tumbas, 3 mil povoações antigas e alguns prédios subterrâneos. Escavações recentes já confirmam a veracidade de duas das 17 pirâmides e de parte das outras construções.

O projeto foi idealizado pela norte-americana especialista em assuntos relacionados ao Egito, Dra. Sarah Parcak, da Universidade do Alabama, localizada em Birmingham, Reino Unido. A pesquisa estava sendo feita pela equipe da doutora por mais de um ano e somente agora atingiu o seu ápice.

O satélite que possibilitou essa proeza histórica orbita a 700 quilômetros acima da superfície da Terra. O equipamento possui câmeras superpotentes, que permitem focalizar objetos com menos de um metro de diâmetro, mesmo com toda essa distância.

Em entrevista à BBC, agência de notícias que divulgou a descoberta, a Dra. Parcak declarou que não conseguia acreditar quando viu todos aqueles campos inexplorados, pois “escavar uma pirâmide é o sonho de todo arqueólogo”. A pesquisadora foi ainda mais longe e disse que Indiana Jones é passado: “Desculpe-me, Harrison Ford”, falou Dra. Parcak, mencionando o ator que interpretava o personagem, um verdadeiro mito dos cinemas.

Fonte: Tecmundo

0 comentários:

Postar um comentário